As 5 melhores dicas para desentupir os canos da sua casa

Atualizado em: 10/12/2019

Algo que toda residência tem um comum é o encanamento e algo que todo encanamento tem em comum são entupimentos. Entupimentos sempre acontecem uma vez ou outra e são até normais em certos níveis.

Por ser algo normal e fácil de acontecer, é importante saber como lidar com esse problema. Há muitas dicas do que fazer, mas nem todas dão certo ou são viáveis no momento.

É sempre bom lembrar que a melhor dica para manter o encanamento da sua casa funcionando de forma correta é a prevenção.

Procure evitar jogar muitos dejetos pelas pias, ralos e principalmente pela descarga. Outra boa dica de prevenção é pelo menos a cada 15 dias jogar um pouco de água fervente nos canos para derreter gorduras acumuladas. Esse procedimento garante mais tranquilidade e diminui o tempo entre um entupimento e outro.

Existem várias formas de desentupir o seu encanamento dependendo do problema. Algumas delas podem ser fáceis e descomplicadas enquanto outras podem precisar de um pouquinho de engenhosidade, mas ainda assim podem ser feitas de formas simples.



O que NÃO fazer para desentupir canos

Antes de darmos dicas para desentupir seus canos, vamos começar falando sobre algumas coisas que devem ser evitadas ao tentar resolver o problema de entupimento da pia ou vaso sanitário.

O que devemos sempre lembrar é que canos e tubulações são desenhadas para resistir a ação do tempo e de certos produtos, mas não são tão resistentes a ação humana, podendo facilmente quebrar se forçados ou batidos.

Ao se deparar com um entupimento não tente enfiar cabos de vassoura ou outro objeto rígido que podem rachar ou quebrar os canos. Um cano quebrado exige muito mais trabalho e dinheiro para consertar do que um simples entupimento.

Evite jogar produtos químicos dentro da tubulação, tudo que é jogado dentro do sistema de esgoto vai parar na estação de tratamento e pode prejudicar a qualidade da água e causar danos ao meio ambiente, sem contar que alguns produtos químicos podem danificar os canos.

Apesar de ser uma dica dita como muito efetiva e prática, também evite usar soda cáustica para resolver obstruções no encanamento.

A soda cáustica é um químico muito forte que quando não manuseada de forma correta pode causar queimaduras nas mãos e danificar os olhos.

A soda cáustica pode também piorar o problema de obstrução pois pode ocorrer o efeito de saponificação entupindo ainda mais os canos e caixas de coleta.

Utilize bicarbonato de sódio e vinagre

Uma excelente forma de desentupir o seu encanamento sem precisar de muito esforço físico nem precisar desmontar o cano ou sifão é utilizando uma mistura de bicarbonato e vinagre.

A mistura dos dois elementos causa uma forte efervescência que é capaz de desgrudar placas de gordura e outros dejetos que podem estar obstruindo o cano.

Para realizar o desentupimento com esses produtos basta colocar 2 colheres de bicarbonato dentro do cano entupido e logo depois jogar vinagre. Quando a mistura começar a efervescer cubra o cano com um pano quente e deixe agir por 25 minutos. Logo após jogue água fervente para terminar o trabalho.

Uma boa dica é substituir a água fervente por suco de limão quente, além de potencializar o efeito de desentupimento o suco de limão também deixa um cheiro agradável no ralo.



Água fervendo no raloÁgua fervente e outros ingredientes

Água quente é uma grande aliada não só na prevenção dos entupimentos, mas é eficiente também na desobstrução de canos e ralos quando aliadas aos ingredientes corretos.

Um bom exemplo de como solucionar o problema de cano entupido com água fervente é colocar duas colheres de fermento em pó e despejar a água quente logo em seguida, o efeito efervescente irá desobstruir o cano e liberar a sujeira grudada nas paredes do encanamento.

Colocar detergente dentro do cano e depois água fervente resolve o problema de entupimento caso a pia e o sifão estejam sem água.

Em alguns casos mais simples apenas a água quente é capaz de resolver o problema.

Orçamento grátis: (61) 3204-4470

Um pedaço arame pode resolver muitos problemas

Muitos entupimentos podem ser causados pelo acúmulo de objetos dentro do cano, isso acontece principalmente com ralos que facilmente são entupidos por fios de cabelo e outros objetos semelhantes.

Quando o entupimento for causado por esse tipo de material, procure resolver com um simples pedaço de arame.

O arame é uma excelente ferramenta para o desentupimento de canos, em especial em tubo de esgoto, cujo bloqueio quase sempre é devido a algum objeto que fica preso na tubulação, impedindo a passagem de água.

O arame, neste caso, remove o objeto e permite novamente a passagem de água. Uma das vantagens deste método de desentupimento é que o arame é flexível, sendo assim ele é capaz de percorrer por toda a tubulação, independentemente de trajetória.

Faça um ganchinho com uma das pontas do arame e enfie no ralo ou na pia do banheiro (lugares que mais sofrem com esse tipo de obstrução) e tente puxar o objeto para fora com movimentos leves e repetidos.

É uma solução simples e prática, mas não funciona para qualquer caso. É preciso ter paciência se não der certo nas primeiras vezes.

Sempre tenha um desentupidor em casa

Desentupidores são práticos e na sua grande maioria são baratos e fáceis de conseguir. Os desentupidores são ferramentas excelentes para resolver qualquer entupimento sem causar dano nenhum para o encanamento e peças adjacentes, sem contar que são ecologicamente corretos e fáceis de usar.

O desentupidor consiste num copo de borracha pesada que está ligado a uma pega do lado fechado. É usado ao colocá-lo sobre a abertura do tubo de saída bloqueado e depois empurrá-lo para cima e para baixo rapidamente sobre o buraco. A sucção causada por esta ação ajudará a mover o bloqueio.

Mesmo assim, ainda existem algumas coisas que você pode fazer caso não tenha um desentupidor e esteja em uma situação de emergência.

Uma excelente maneira de desentupir o vaso sanitário ou algum cano é cortar uma garrafa PET no meio e colocar um cabo de vassoura na boca da garrafa.

Dessa forma simples você constrói um desentupidor caseiro. Agora é só colocar a garrafa dentro do cano que quer desentupir ou então dentro da privada e “empurrar” a garrafa para dentro do cano. A pressão do ar feita pela garrafa através do movimento irá expulsar o objeto que está causando o entupimento.

Como desentupir caixa de gordura usando uma mangueira

Caixas de gordura são um grande problema quando entopem, por isso é sempre bom lava-las periodicamente com produtos adequados para evitar o entupimento. Evite também jogar muito óleo e gordura dentro da pia. Essas ações preventivas evitam que a caixa de gordura entupa.

Muitas vezes os canos da caixa de gordura entopem em uma altura que não dá para alcançar facilmente, uma maneira de resolver isso é com uma mangueira de água com uma boa pressão.

Para desentupir os canos da caixa de gordura, tanto o que vai da pia para a caixa, quanto o que vai da caixa para a caixa de coleta de esgoto, basta enfiar a mangueira ligada e fazer movimentos de vai e vem. A pressão da água junto com a mangueira irá empurrar o objeto obstruindo o cano e resolvendo o entupimento.

Métodos profissionais comumente usados para desentupimento

  • Sonda desentupidora (utilizada para o desentupimento de tubulação de esgoto): ao proceder com o desentupimento deste tipo de tubulação, é importante lembrar que no interior deste tipo de cano, comumente há acúmulo de gases venenosos e inflamáveis, portanto ao abrir a tampa deste tipo de encanamento deve-se tomar o maior cuidado possível, e após abrir a tampa recomenda-se esperar um tempo antes de iniciar a desobstrução com o intuito de fazer com que haja a dispersão destes gases tóxicos. Além disso, o contato com a água do esgoto pode ocasionar doenças, portanto todo cuidado ao ter contato com essa água é pouco.

Por este motivo, em casos de entupimento de canos de esgoto o ideal é contratar uma empresa especializada neste serviço.

A empresa contratada possivelmente optará por fazer uso de uma sonda desentupidora. Esta é uma ferramenta utilizada para quebrar e remover obstruções presentes em canos estreitos. O diferencial desta ferramenta é que seu design permite que ela seja flexionada e se infiltre em curvas da tubulação de difícil acesso. Essa ferramenta é ainda de fácil manuseio e consegue obter resultados bastante satisfatórios.

  • Jato de alta pressão: como o próprio nome sugere, este método de desentupimento é realizado através de um jato de água de alta pressão, para quebrar ou deslocar a causa da obstrução. Este também é um procedimento que deve ser realizado por empresas especializadas.
Orçamento grátis: (61) 3204-4470

Confira algumas dicas:

  • Não jogar pó de café no ralo da pia da cozinha, pois este se acumula pela tubulação e acabam se fixando a ela como concreto
  • Não plantar árvores perto dos esgotos
  • Não descascar alimentos na pia
  • Mantenha sempre uma tela sobre o ralo da pia, evitando assim a passagem de resíduos sólidos sobre o mesmo
  • Antes de lavar a louca, recolha os resíduos alimentares das mesmas e jogue-os no lixo
  • Mensalmente despeje 2 litros de água quente no ralo, a fim de limpar a tubulação.

Vale ressaltar que a tentativa de realizar o desentupimento de canos por conta própria, quase nunca é uma boa ideia, visto que, na grande maioria das vezes a pessoa leiga acaba por causar maiores danos a tubulação, dificultando assim o trabalho dos especialistas e onerando ainda mais o serviço a ser prestado por eles. Lembre-se sempre de que o barato muitas vezes pode custar caro.

Caso você chegue à conclusão que o problema não será facilmente resolvido, a melhor opção é sempre contratar a melhor empresa desentupidora da sua região. Atendemos em Brasília-DF. Nós contamos com profissionais treinados para resolver qualquer problema sem causar danos no encanamento.