Clicky

desentupimento5 formas de desentupir os canos com produtos naturais

Uma grande preocupação ao se desentupir canos é o cuidado que devemos ter com o meio ambiente. Há muitos produtos e métodos de desentupimento que apesar de serem efetivos, podem causar um certo dano para a natureza, principalmente para rios e afluentes, afinal tudo que jogamos nas nossas pias e ralos volta para o meio ambiente.

Apesar de termos um complexo sistema de tratamento de esgoto, muitos agentes químicos podem ser prejudiciais e fortes demais para serem destruídos durante o processo de tratamento, o que gera um grande problema não só ambiental, mas até mesmo de saúde.

Você sabia que é possível desentupir seu encanamento de forma natural sem agredir o meio ambiente de forma alguma?

Conheça os métodos mais ecologicamente corretos para tratar do problema de pias, ralos e encanamentos na sua casa.

Evitando o entupimento

Antes de abordar as maneiras de resolver o problema, que tal aprendermos uma dica simples e muito importante para evitar que o problema aconteça?

O entupimento de pias é algo que pode ser considerado natural, ele acontece com o tempo, mas se mesmo assim você acha que está entupindo com muita frequência então há algo que você pode fazer para resolver.

A maneira mais simples de prolongar o tempo entre cada necessidade de desentupimento de pias e sifões é ferver uma panela de água e despejar dentro dos canos. Fazendo isso a cada 15 dias pelo menos, você aumenta o tempo que os canos ficam limpos e diminui a necessidade de ficar chamando o desentupidor.

Lembre-se que uma boa prevenção e um bom cuidado com pias e canos são o suficiente para garantir mais paz e mais despreocupação no seu dia a dia em relação ao seu encanamento.

Se já for muito tarde e o problema já está presente, existem formas de resolve-lo utilizando objetos da sua casa de forma fácil e natural.

Desentupindo com detergente

Na maioria das vezes que a pia da sua cozinha entope o problema é o acumulo de gordura nas paredes do cano. Esse problema é muito comum e acontece com certa frequência.

Uma maneira fácil e prática de resolver o entupimento de pias e sifões é utilizar detergente, sabão de louça ou então algum desengordurante.

Esse tipo de produto, apesar de não serem naturais, não causam danos ao meio ambiente e são facilmente encontrados na maioria das residências. Para realizar o desentupimento utilizando esse método basta você despejar o sabão dentro do encanamento entupido e logo depois despejar água quente.

É importante ressaltar que esse processo funciona apenas se não houver água dentro da pia ou do encanamento.

Esse método é efetivo pois o detergente tem propriedades que quebram as moléculas de gordura do cano e a água quente finaliza o serviço derretendo toda a gordura sólida presa às paredes do encanamento e do sifão que podem estar ocasionando a obstrução.

Depois basta abrir a torneira para que a água empurre a sujeira e libera totalmente a passagem para um escoamento adequado.

Utilizando fermento para realizar a desobstrução  

O fermento em pó é outro forte aliado para quem precisa lidar com um desentupimento de emergência.

O método de desentupimento com o fermento é bem simples e prático. Basta jogar fermento em pó dentro do cano e depois despejar água quente, o fermento em pó irá então efervescer soltando a sujeira que está obstruindo o cano e fazendo a água seguir seu rumo novamente.

A sujeira que está segurando a água pode subir ao invés de descer, se isso acontecer basta limpar os dejetos e retira-los da pia.

Uma boa ideia é usar suco de limão quente ao invés de água, o suco de limão tem mais poder na hora de soltar a sujeira sem contar que o aroma é agradável e pode aumentar a sensação de bem-estar para quem utilizar a pia.

Como desentupir o cano utilizando bicarbonato e vinagre  

O vinagre e o bicarbonato são conhecidos por causar uma forte reação efervescente e essa reação pode ajudar na grande maioria dos casos de entupimento.

Para fazer essa solução funcionar a seu favor e desentupir o seu encanamento você precisa primeiro colocar 2 colheres de bicarbonato de sódio dentro do cano entupido e logo depois colocar meio copo de vinagre dentro do mesmo cano.

Logo a mistura começará a efervescer, então cubra o cano e deixe a mistura agir por 25 minutos. Depois dos 25 minutos passados tire o pano e despeje água fervente dentro dele.

Esse método resolverá a maioria dos problemas, caso o entupimento não resolva tente novamente misturando sal ao bicarbonato.

Sempre tenha um desentupidor

O desentupidor oferece uma forma completamente segura e amigável ao meio ambiente de desentupir qualquer cano. Ele faz seu trabalho através de força manual e pode ser reutilizado milhares de vezes.

Ele não causa problemas ao meio ambiente pois nada é jogado dentro do cano. Essa importante ferramenta apenas empurra os objetos utilizando pressão do ar que ele gera, sendo a solução mais barata e mais amigável com o meio ambiente.

Desentupidores são facilmente encontrados para vendas em excelentes preços. Eles podem ser usados inúmeras vezes então é sempre bom ter um guardado para caso de emergências.

Peça ajuda profissional

Apesar desses métodos citados serem efetivos, é importante entender que nem sempre é possível resolver seu entupimento com essas soluções. As vezes o problema é mais grave ou pode estar localizado em curvas de canos ou lugares difíceis de alcançar. Quando for esse o caso, não tente forçar e insistir em um método que não funcionou antes.

Quando o problema estiver fora de seu alcance a melhor solução é sempre contratar um bom serviço de desentupidora com profissionais capacitados e com os equipamentos ideias para resolver tudo.

Esses profissionais vão saber como deve ser feito o desentupimento do seu encanamento sem causar danos em outras áreas ou prejudicar ainda mais o funcionamento da sua pia, sifão ou ralo.

Procure sempre consultar uma empresa que possua responsabilidade, respeito, experiência e profissionalismo para auxiliar com esses problemas.

Clique aqui para voltar para a página principal

Ligue agora!Faça um orçamento gratuito