Clicky

desentupimento9 maneiras de como desentupir pia de cozinha

9 maneiras de como desentupir pia de cozinha

Tarde de domingo, pós-almoço, é o momento de lavar a louça para começar a semana com a pia da cozinha limpinha. Você começa esfregar os primeiros pratos e percebe que a água não está descendo. A pia entupiu!

nada

Essa não é uma cena rara, pois os encanamentos da pia da cozinha recebem restos de comida e outros tipos de resíduos, que de tempo em tempo, acabam causando o entupimento.

Apesar de comum, o entupimento de pia da cozinha (e banheira) são um verdadeiro transtorno e podem se tornar uma grande dor de cabeça na sua rotina. Para livrar-se rapidamente desse problema e conseguir desentupir a pia, acompanhe os 9 métodos que separamos neste artigo. Nossa dica é que tente as soluções na ordem em que aparecem no conteúdo, e escolha a que mais se adeque a sua situação e objetos disponíveis.

1. Água quente e sal de cozinha

Essa é a forma mais simples e pode funcionar bem se o entupimento for superficial e se as substâncias que estiverem causando a obstrução sejam orgânicas e de fácil diluição

Procedimentos

Coloque uma colher de chá de sal bem cheia diretamente no ralo da pia, seja do banheiro ou cozinha. Em seguida, despeje um balde de água fervente e cubra o ralo com pano úmido.

Caso não resolva o problema na primeira tentativa, repita o procedimento com a adição de vinagre ou sabão em pó antes de jogar a água quente.

Este é o método mais simples para desentupir pia de cozinha, e também com os ingredientes mais baratos e comuns.

nada

2. Água quente, bicarbonato de sódio e vinagre

Outra forma de desentupir pia de cozinha, é a mistura de água fervente, bicarbonato de sódio e vinagre para gerar uma reação química.

Passo a passo para desentupimento com água quente, bicarbonato de sódio e vinagre

Primeiramente coloque uma xícara bem cheia de bicarbonato de sódio diretamente no ralo da pia, em seguida, adicione meia xícara de vinagre (vinagre de álcool, preferencialmente) e a reação já se iniciará formando uma espuma.

Finalize despejando água quente para a limpeza do resíduo sólido e gordura do encanamento.

A combinação de vinagre e bicarbonato de sódio é bastante conhecida na limpeza residencial e pode ser usada para diversas finalidades.

3. Água fervente e detergente

Para desentupir pia que esteja obstruída por gordura, a combinação de água fervente mais detergente pode resolver seu problema.

Adicione uma boa quantidade de detergente no ralo, e em seguida jogue água fervente por cima. Repita o processo até que a gordura se dissolva, e abra caminha para a passagem de água pelo cano.

nada

4. Limpeza superficial do ralo

Se você tentou as três dicas de cim e não funcionaram, não se preocupe ainda há diferentes maneiras de como desentupir pias e seus respectivos ralos. Para esse passo, você precisará apenas de um arame dobrado na ponta em forma de gancho.

Caso seja possível, retire a tampa do ralo. Com a ajuda do arame ou gancho, busque uma maneira de abrir caminho e assim desobstruir a tubulação do ralo.

Apesar de ser uma tarefa desagradável, esta é uma das técnicas mais eficientes, rápidas e simples para limpar a sujeira dos ralos de pia.

Finalize a limpeza com água e sabão.

nada

5. Garrafa PET com água

A técnica de garrafa PET com água é indicada para aqueles já tentaram outros métodos sem sucesso e não possuem um desentupidor de borracha.

O objetivo dessa dica é criar um fluxo de água forte dentro da tubulação, e a pressão do jato irá limpar o excesso de sujeira e matéria orgânica nos canos.

Passo a passo do método de garrafa PET com água

  1. encha um garrafa PET com água (quanto maior a garrafa, melhor!);

  2. vire com cuidado, encaixando a boca da garrafa com o ralo na pia;

  3. aperte a garrafa com força para que a pressão do líquido empurre a sujeira pelo cano;

  4. repita do processo por algumas vezes. Em geral, esse truque funciona depois de jogados 5 litros de água.

6. Soda cáustica

A soda cáustica é uma substância corrosiva, e que deve ser manuseada com bastante cuidado. Se possível, opte por usar luvas para evitar contato do produto com a pele.

Como fazer o desentupimento

  1. Adicione uma colher e meia de soda cáustica diretamente no ralo com entupimento. Em seguida, acrescente água morna e aguarde os produtos reagirem por alguns minutos.

  2. Para finalizar a limpeza da pia e encanamento e livrar-se de restos de soda cáustica, use detergente ou sabão em pó com um pouco de água.

  3. Vale lembrar que este é um produto muito eficiente para desentupir pia, canos e limpar caixa de gordura. No entanto, se jogar o produto por muitas vezes ele pode correr os canos do sistema hidraúlico da sua casa, portanto, cuidado!

7. Desentupidor

O uso de um desentupidor é o jeito mais fácil e rápido de como desentupir pias. Por isso, vale a pena deixar um guardado em casa.

Aqui não há nenhum segredo. Basta pressionar o desentupidor em cima do ralo. Repita o processo até que o problema esteja solucionado.

8. Abrir e limpar o sifão

Em situações em que o ralo está muito sujo, com comida e outros materiais, a única solução é abrir o sifão e limpá-lo. O sifão, em sua maioria, é instalado com rosca, portanto bem fácil de abrir e você não precisará de nenhuma ferramenta, por exemplo chave de fenda e alicate.

Após retirar algo que esteja impedindo a passagem da água, limpe o sifão com produtos que já mencionamos nos tópicos de cima, como soda cáustica, detergente e sabão em pó.

9. Chame um profissional

Caso nenhuma dessas dicas tenha solucionado seu problema, resta apenas uma alternativa: chame os serviços de um profissional. Ele terá todo o conhecimento de como desentupir pia, ralo e todo tipo de cano.

O profissional fará a limpeza do ralo e sifão, e assim, sua pia voltará a funcionar normalmente. Quando necessário, o especialista em canos fará a troca completa do sifão.

Dica Extra: como previnir o entupimento de pia

Conforme vimos acima, como desentupir pia pode ser algo demorado ou simples, mas em todo é importante previnir o entupimento da pia. Veja algumas dicas do que evitar:

  • nunca jogue óleo;

  • nunca jogue objetos;

  • evite que excesso de comida passem pelo cano com uma redinha;

  • limpe a pia com frequência.

Gostou das dicas e das diferentes formas de como desentupir pia? Veja mais dicas caseiras em nosso portal com este artigo.

Ligue agora!Faça um orçamento gratuito