Clicky

desentupimento7 formas de como desentupir ralo de banheiro

7 formas de como desentupir ralo de banheiro

Um ralo de banheiro entupido tem a capacidade de estragar um momento que deveria ser de conforto e relaxamento, o banho.

Quando essa situação acontece na sua casa, você sabe qual a melhor maneira de como desentupir o ralo de banheiro? E se, você não tiver equipamentos próprios, como um limpador de ralo com garras, para lidar com o entupimento, como resolver o problema com produtos comuns?

Neste artigo, apresentamos algumas dicas práticas para que você saiba como desentupir ralo de banheiro na sua casa. Acompanhe e mãos na massa!

nada

1. Sal de cozinha, vinagre e água fervente

A primeira dica é uma solução simples e com produtos comuns a todas as casas brasileiras. Por sua simplicidade, este método é o primeiro a ser tentado pela maioria das pessoas com o problema de entupimento do ralo do banheiro. Seu objetivo principal é amolecer a sujeira para que assim ela desça pelo cano.

Coloque uma xícara de sal de cozinha bem cheia diretamente no ralo. Adicione a mesma quantidade de vinagre e aguarde por alguns minutos para o sal absorva todo o vinagre. Despeje a água fervente diretamente em cima do ralo de banheiro, e atenção com os respingos para você não se queimar.

Aguarde por mais um momento e verifique se conseguiu desentupir o ralo. Se necessário, repita todo o processo.

nada

2. Gancho improvisado de arame

Outra dica bastante simples de como desentupir ralo de banheiro é utilizar um gancho caseiro feito de arame. Caso não tenha nenhum a mão, você pode utilizar um cabide de arame.

Tire a tampa do ralo do banheiro e introduza o gancho. Se tiver dificuldade para abrir, utilize uma chave de fenda para levantar uma das bordas. Com ele, comece tirar o acúmulo de cabelo e sujeira que está causando o entupimento no cano. Após a limpeza inicial, faça movimentos circulares para garantir que os cabelos em toda circunferência do cano sejam retirados.

Ainda sem a tampa, jogue um pouco de água para testar os escoamento.

Em caso que mesmo com a limpeza, o desentupimento é apenas parcial, e o escoamento da água é mais lento que o normal, utilize um arame reto, ou cabide esticado, para desentupir ralo. Com cuidado introduza o arame centralizado no ralo, e force uma passagem pelo cano. Esta técnica pode ser usada para desentupir ralo de banheiro e pia.

3. Garrafa PET com água

A garrafa PET com água é outra coisa bastante usada para realizar o desentupimento de ralo.

nada

Encha a garrafa, preferencialmente a de dois litros ou maior, com água e encaixe-a com o ralo, com a boca virada para baixo. Agora, é só apertar a garrafa para forçar a passagem do fluxo de água pelo local.

Você pode repetir o procedimento quantas vezes forem necessárias.

Essa técnica pode ser usada tanto para desentupir ralo de banheiro, como do chuveiro e chão, quanto para pias em geral. Ela também pode ser usada com outros líquidos dentro da garrafa, como vinagre e coca cola.

4. Bicarbonato de sódio, vinagre e água fervente

Caso nenhuma das dicas anteriores tenham resolvido o problema, a combinação de produtos fáceis de se encontrar no mercado, bicarbonato de sódio, vinagre e água fervente, pode ser a solução definitiva.

Coloque um xícara de bicarbonato de sódio cheia diretamente no ralo. Em seguida, adicione meia xícara de vinagre de álcool, preferencialmente, e espere por alguns segundos para a reação química acontecer.

Assim que um pequena espuma aparecer, adicione água fervente e tampo o ralo com um pano para o vapor ficar dentro do encanamento.

O bicarbonato, além de suas diversas utilidades, como fermento para bolo e cuidado com dentes, é útil para o desentupimento e limpeza do ralo. Ele é capaz de tirar aquele mau cheiro proveniente da proximidade do esgoto no encanamento.

5. Soda cáustica e água fervente

A soda cáustica também é uma substância muito citada em dicas de como desentupir ralo de banheiro.

Trata-se de uma solução bastante prática e eficiente. No entanto, a soda cáustica é uma substância corrosiva e deve ser manuseada com cuidado. É indicado o uso de proteção para as mãos, como luvas de borracha, e manter o produto longe da região da cabeça e olhos.

Coloque uma colher cheia (50 a 150 gramas) de soda cáustica diretamente no ralo e deixe o produto reagir por aproximadamente 15 minutos.

Para casos de entupimentos muito graves, utilize a quantidade máxima (150 gr.); já para entupimentos mais simples utilize a mínima de 50 gramas.

Atenção: a quantidade de soda cáustica não deve ser superior a 150 gramas, uma vez que ela pode danificar e corroer os canos da sua casa!

Passado o tempo de reação química, adicione água quente de uma vez no ralo. Verifique se a água é escoada ao poucos, à medida que o desentupimento acontece. Caso não tenha conseguido desentupir ralo de banheiro completamente, repita o processo por no máximo mais uma vez para não danificar o sistema de encanamento do seu banheiro.

6. Desentupidor

Caso nenhuma das dicas anteriores tenha sido suficientes para desentupir ralo de banheiro, a causa do entupimento pode não ser sujeira ou cabelo em excesso. Algum objeto sólido pode ter entrado no cano e ser o causador de toda essa situação.

Para isso, você precisará de um equipamento específico para ralos: um desentupidor com pegador.

nada

Este produto pode ser encontrado em casas de utilidades e lojas especializadas, e também é claro, na internet.

O produto é de uso fácil e intuitivo, e uma ótima maneira de retirar a sujeira mais pesada e sólida.

Outra ferramenta desentupidora que funciona e é mais comum, são aqueles desentupidores similares ao utilizada no entupimento de vasos sanitários, só que em um tamanho reduzido. Para utilizado basta pressionar o desentupidor em cima do ralo com um pouco d'água acumulada.

7. Chame um profissional

Para uma forma definitiva de como desentupir ralo de banheiro e outros tipos de ralos, contrate os serviços de uma empresa desentupidora na sua localização.

nada

Ao chamar um profissional de qualidade, você terá a certeza que o entupimento será resolvido em todos os ralos da sua casa, evitando o acúmulo de água e o mau cheiro no banho, pia ou limpeza.

Além disso, a empresa desentupidora lhe mostrará a causa do entupimento e limpará a caixa de gordura, e assim evitar a reincidência no futuro.

Dica Extra: a melhor forma de previnir entupimentos do ralo do banheiro

Como vimos, desentupir ralo do banheiro pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Por isso a melhor forma de evitar é previnir. Confira algumas dicas de como evitar que o ralo entupa:

  • evite jogar óleo ou materiais muito gordurosos;

  • evite jogar grandes quantidades de cabelo pelo ralo durante o banho. Separe-os e depois descarte;

  • limpe os cabelos do ralo ao menos uma vez ao mês;

  • utilize uma redinha para proteger a entrada do ralo.

Gostou das dicas e das diferentes formas de desentupir ralos? Veja mais dicas de desentupimento para facilitar sua vida com este conteúdo do nosso blog.

Ligue agora!Faça um orçamento gratuito