Clicky

desentupimento7 dicas como desentupir vaso sanitário

7 dicas como desentupir vaso sanitário

A Lei de Murphy é epigrama que tem a seguinte frase como sua principal máxima: "Qualquer coisa que possa ocorrer mal, ocorrerá mal, no pior momento possível".

Ao aplicar essa regra para a manutenção residencial, mais especificamente para o banheiro, podemos dizer que o vaso sanitário da sua casa entupirá no pior momento possível.

Por isso, é importante estar preparado para situações como essa e ter algumas cartas na manga para driblar a Lei de Murphy e a dor de cabeça dos imprevistos. Acompanhe no artigo abaixo os métodos mais eficazes para desentupir vaso sanitário!

nada

Como desentupir vaso com fezes?

Veja algumas alternativas para desentupir vasos sanitários sujos.

Água fervente

Este é um dos truques para desentupir vaso sanitário mais simples e, portanto, é recomendável que seja o primeiro a ser testado. Outra vantagem deste método é que ele pode ser realizado mesmo no caso que o vaso esteja sujo com papel higiênico e fio dental, por exemplo.

Aqueça a água até o momento em que ela começa a ferver, e despeje tudo dentro do vaso sanitário entupido de maneira rápida e contínua. Espere alguns segundos e pressione a descarga para verificar se houve desobstrução.

Em geral, é necessário de 2 a 3 baldes de água quente para que o vaso desentupa. Repita o processo até o problema seja solucionado ou até que a suja for embora. Caso o entupimento persista, tento dica seguinte.

Como desentupir vaso sanitário com fezes e papel higiênico?

Veja alternativas para desentupir privadas em casos de muita sujeira.

nada

Água fervente e sal grosso

Mais uma dica simples e eficiente, com produtos comuns para a maioria dos lares, e pode ser a solução para vasos sanitários entupidos ainda mais sujos. Você só precisa de água quente e sal grosso (ou bicarbonato de sódio).

Primeiramente retire o excesso de papel manualmente com auxílio de um saco plástico e jogue no lixo depois. Se possível, utilize proteções como luvas e sapatos para realizar essa etapa. Se não tiver nenhuma luva disponível, você pode improvisar uma com saco plástico (ou plástico filme) e fita adesiva.

Aqueça a água até que ela fique bem quente, adicione 1/2 copo de sal grosso ou bicarbonato de sódio e despeje tudo no vaso sanitário entupido. Não se esqueça, jogue a água rapidamente e continuamente, mas tenho cuidado para não queimar os pés!

nada

A diferença com a adição do sal grosso é que, por ser sólido, ao pressionar a descarga, o fluxo de água pressionará a sujeira e sal no encanamento, e assim, liberando a passagem do líquido; já o vinagre e bicarbonato, com um pouco d'água, reagem quimicamente desobstruindo o sistema hidráulico residencial.

Pelo fato de ambos serem solúveis, nem o sal grosso nem o bicarbonato, aumentarão os entupimentos.

Água sanitária de molho

Caso nenhuma das dicas anteriores tenha trazido resultado, e também não esteja com muita pressa, a técnica da água sanitária é uma boa alternativa.

Coloque uma boa quantidade de água sanitária na privada e deixe de molho por aproximadamente duas horas. Após esse período, pressione a descarga e veja se conseguiu desentupir vaso sanitário.

Como desentupir vaso sanitário com água quente?

Veja abaixo algumas técnicas para desentupir vaso sanitário de casa com combinações de água fervente com coisas comuns na casa de todo mundo.

nada

Água e detergente

Com o objetivo de desengordurar os encanamentos, e desentupir o vaso sanitário, a combinação de água fervente com um pouco de detergente pode ser a solução para seus problemas.

Misture em um balde ou garrafa pet e despeje de 1 a 2 litros por até quatro vezes, e puxe a descarga.

Caso essa, e nenhuma das maneiras anteriores, conseguiu resolver o problema, tente as alternativas abaixo, ou adicione vinagre à mistura do detergente.

Como desentupir vaso quimicamente?

Se nenhuma das dicas anteriores funcionaram, tente essas formas abaixo:

Soda Cáustica

A soda cáustica é uma substância corrosiva para diversos objetos e superfícies, e seu uso deve ser evitado. Mas caso já tenha tentado todas as alternativas anteriores, esse pode ser o processo para resolver a situação, pois trata-se de uma substância muito mais forte que o detergente ou vinagre.

Faça uma mistura de 2 colheres de sopa de soda cáustica e 2 colheres de sopa de sal em um balde cheio d'água. Despeje a mistura diretamente no vaso sanitário e depois de alguns momentos pressione a descarga.

Na ocorrência de um cheiro químico forte, não se preocupe! Isso quer dizer que a reação química está acontecendo.

Apesar de eficiente, esse método NÃO deve ser repetido no desespero. O motivo para tal, é que a soda cáustica em excesso pode correr os canos da sua casa.

Como desentupir vaso em 1 minuto?

Confira na continuação do artigo a maneira mais rápida de desentupir o vaso sanitário e solucionar o problema.

Desentupidor

A maneira mais rápida e indicada para um amador é utilizar um desentupidor.

Mas antes de começar a tarefa de fazer a pressão na boca da cano da privada com o desentupidor é preciso verificar se o vaso está cheio de d'água, ou completar com um balde.

Feito isso, comece a pressionar com desentupidor ao mesmo tempo que aperta a descarga. Dessa forma, o ar do desentupidor desobstruirá o encanamento. Repita o processo quanto vezes necessário, até resolver o problema.

Como desentupir o banheiro com absorvente?

Para solucionar o entupimento de forma definitiva, acompanhe a dica a seguir:

Chame os profissionais

Se nenhuma das maneiras caseiras anteriores solucionaram o problema de entupimento, só resta uma alternativa: busque a ajuda de um profissional.

Profissionais com o treinamento adequado são capazes de resolver casos de entupimento mais complexos e com maior agilidade, além de descobrir com assertividade o motivo do entupimento.

Em casos de urgência, solicite ajuda na sua casa.

DICA EXTRA

Na internet, há muitas listas que indicam jogar coca cola na privada. Dentre todas as alternativas apresentadas acima, o refrigerante é o mais caro e menos eficiente de todas elas. Portanto, utilize a técnica que seja mais prática e adaptável para situação, e nada de desperdício.

Dicas para prevenir entupimento

Confira algumas dicas para evitar a obstrução da passagem da descarga:

  • nunca jogue absorventes no vaso;

  • não jogue camisinhas na privada;

  • não dê descarga objetos de nenhum tipo no vaso;

  • tenha um desentupidor próximo ao vaso sanitário;

  • limpe o vaso uma vez por semana.

Gostou das dicas e das diferentes formas de desentupir o vaso sanitário? Veja mais dicas de entupimento com este conteúdo.

Ligue agora!Faça um orçamento gratuito