Clicky

desentupimentoComo evitar entupimentos durante uma reforma

Chega um momento em que, para quem possui casa própria, é necessário realizar uma reforma, mesmo que seja a mais simples possível. Toda residência precisa de uma manutenção preventiva, o que poderá acarretar em severos prejuízos, caso não seja feita.

Porém, uma reforma pode causar ainda mais danos a uma casa do que se imagina. Dependendo do tipo de trabalho que será realizado, um entupimento da tubulação durante esse período gera transtornos graves. Alguns podem ser, inclusive, irreversíveis.

Sendo assim, alguns cuidados devem ser levados em consideração antes de realizar uma reforma.

Checagem de tubulações

Independente do tipo de trabalho que será feito, é importante verificar se já não existem entupimentos ou acúmulo de resíduos nas tubulações diversas da casa. As vezes, um cano pode não estar entupido, mas possuir excesso de resíduos em seu interior, que podem provocar a obstrução. Um profissional hidráulico pode fazer esse tipo de verificação e, assim que um possível entupimento seja identificado, deve se resolver essa pendência antes de iniciar a reforma.

Uso e armazenamento correto de materiais

Outra medida preventiva contra entupimentos é a maneira como todo material é usado e armazenado. Materiais como cal, cimento, areia, tinta e outros devem ser adequadamente manuseados e estocados em locais adequados. Isso evita com que tanto os recursos usados na obra sejam desperdiçados, como reduz os acidentes que podem ocorrer.

Cobrir ralos

Essa sem dúvida, é uma das medidas mais importantes. Cobrir ralos que estão no ambiente a passar pela reforma é um passo imprescindível para evitar qualquer tipo de entupimento. Como dito anteriormente, qualquer acúmulo de resíduo, por menor que seja, pode ocasionar a obstrução de qualquer cano ou tubulação. O maior perigo está quando a reforma envolve materiais como cal e cimento, pois são mais densos e causam maiores danos ao sistema hidráulico.

Limpeza eficiente

Após ou durante uma reforma, a limpeza do local deve ser feita com todo cuidado. É aconselhado deixar a água escorrer abundantemente, pois o fluxo intenso faz com que os resíduos sejam eliminados com mais facilidade, além de evitar o acúmulo destes em locais difíceis de se limpar, ou até mesmo nos canos. Por mais cuidado que se tenha, acidentes podem acontecer, e ninguém está isento disso. Então, antes de realizar qualquer reforma em sua casa, planeje bem cada passo e tarefa a ser realizado. Se possível, peça ajuda de um profissional da área, e sempre escolha materiais de qualidade e procedência. Embora tenhamos falado sobre a reforma, é importante que se evite entupimentos até mesmo a reforma estar pronta. Como muitos sabem, são muitas as razões de entupimentos, e você deve estar atento para que isso não aconteça. Descarte de óleo de cozinha, por exemplo, ou até objetos podem causar entupimentos. Embora ainda haja algumas maneiras de resolvê-los, como a soda cáustica, estas mesmas podem ser prejudiciais se seu encanamento for de um material ruim, podendo gerar até mesmo vazamentos. Por isso, esteja sempre tomando os cuidados necessários, como diz o ditado: “é melhor prevenir do que remediar”.

Clique aqui para voltar para o site.

Ligue agora!Faça um orçamento gratuito