Como limpar a caixa de gordura

A caixa de gordura é um recipiente que recolhe ou separa a gordura, os óleos e outros resíduos, evitando que essa gordura se destine ao sistema de esgoto de uma determinada cidade. Essas caixas se localizam entre as linhas drenagem e esgoto de residências e comércios.

Essas caixas podem ser instaladas tanto no interior quanto na parte exterior de uma construção. Normalmente, as caixas maiores são instaladas do lado de fora e as menores colocadas no interior.

Essas substâncias são submetidas a um esquema de captação e, depois disso, elas se solidificam. A água passa por uma drenagem. Esse é um sistema que precisa passar por um monitoramento constante e regular para garantir que a sua caixa esteja sempre limpa, mantendo esses resíduos devidamente recolhidos.

A devida limpeza da caixa de gordura faz com que as pessoas consigam economizar dinheiro consideravelmente.

Caixa de gordura limpaOs passos para fazer a limpeza da caixa de gordura

A caixa de gordura é um elemento essencial para o pleno funcionamento do esgoto de um local. Como já foi dito, a manutenção periódica é muito importante. Se assim não feita, os resíduos acumulados podem acabar se transformando em uma grande crosta de sujeira que entope a caixa de gordura.

Para fazer a limpeza da caixa de gordura com segurança é necessário respeitar alguns passos:

  • Retirar a tampa
    • O processo de fazer a retirada da tampa da caixa de gordura deve ser feito com cuidado. O recomendado é que essa retirada seja feita com um pé de cabra, mas sem usar excessiva força, faça isso suavemente. Essa etapa deve ser feita com muita atenção e devagar, pois há juntas na parte inferior da caixa que podem ser danificadas. E, claro, danos significam ter mais gastos para substituir essas juntas.
  • Inspeção de peças
    • Durante a limpeza da caixa de gordura, é preciso remover algumas peças para poder substituí-las. Portanto, saiba onde está localizada cada uma dessas peças irá precisar dispô-las de forma correta no momento da instalação.
    • Uma boa dica para conseguir fazer essa instalação de forma efetiva e sem confusa é deixar uma espécie de manual, um desenho identificando peças, e deixar no interior da caixa. Dessa maneira, toda vez que for necessária a manutenção, existirá algo para consultar se está fazendo tudo do jeito certo.
  • Descubra a quantidade de resíduos
    • Nessa etapa, se descobre quanto detrimento há no interior da caixa. Para realizar essa etapa é preciso ter uma vara para medição ou, até mesmo, um tarugo de madeira. O objeto deve ser tocar o fundo da caixa, e será preciso fazer alguns movimentos circulares. Os resíduos dentro caixa vão manchar o tarugo ou vara. Com isso, é possível ter noção de quanta gordura, óleo e outras sujeiras há dentro da caixa, basta ter uma fita métrica para medir o tamanho da mancha.
  • Se livrando da água parada
    • Agora é o momento de se desfazer da água parada que há dentro do recipiente. Essa água está ali, impossibilitada de ser evacuada pela quantidade de resíduos que não permitem. Para tirar a água, precisará de um balde pequeno, ou que caiba tranquilamente dentro da caixa. Também há a opção de armazenar essa água em algum outro recipiente e deixá-la de lado até que a limpeza termine, para depois despejá-la pelo ralo.
  • A retirada dos resíduos
    • Nessa etapa, com auxílio de outro recipiente, você irá retirar toda a sujeira encontrada no interior da caixa. Retire com muita atenção, limpe o máximo que puder, não deixe restos de gordura ou óleo pelos cantos, isso irá fazer com que o tempo para a próxima manutenção seja diminuído.
    • No momento de descartar esse lixo, coloque-o em um recipiente resistente e impermeável.
    • Para conseguir chegar a uma higienização mais eficiente, use objetos para raspar a possível sujeira existente na superfície da tampa e nas laterais da caixa de gordura. Se houver ainda pedaços relativamente grandes dos resíduos, remova-os. Para auxiliar nesse trabalho, pode usar um aspirador seco/molhado que irá sugar mesmo os resíduos menores.
  • Limpeza propriamente dita da caixa de gordura
    • A caixa precisa passar por uma limpeza mais profunda que a simples retirada dos resíduos. O recipiente deve passar por uma lavagem com sabão e água. Limpe bem a tampa, as laterais, a parte interior e exterior.
    • Uma palha de aço pode ajudar a se desfazer dos resíduos menores, os que não são visíveis, além de aliviar o odor da caixa. A água deve retirar todo o excesso de sabão e o pouco que sobrar dos resíduos.
  • Reinstalação da caixa de gordura
    • Por fim, após passar por todos esses processos, é feita a reinstalação da caixa de gordura. E, aqui, aquele desenho que é deixado no interior da caixa pode ajudar muito. Quando se sabe onde devem estar localizadas todas as peças, o trabalho de reinstalação é facilitado.

O que não deve ser feito durante a limpeza da caixa de gordura?

O serviço de empresas especializadas na limpeza das caixas é a forma mais eficiente de fazer a manutenção.

Quando as pessoas tentam fazer isso por conta própria, muitas vezes por falta de informação, acabam cometendo erros, práticas que não devem ser realizadas no momento da higienização da caixa.

Um erro muito comum cometido pelas pessoas é o de usar, durante a limpeza, água em temperatura elevada para que a gordura fique liquida e a limpeza seja facilitada. Isso é uma prática incorreta. A água quente liquidifica a gordura, fazendo com que ela escorra pela tubulação e volte a se solidificar posteriormente, resultado em entupimento.

A temperatura da água para limpar uma caixa de gordura deve ser ambiente.

No momento de limpar o recipiente, nunca se deve usar produtos químicos, aditivos ou água sanitária. Além de muitos desses produtos fazerem mal à saúde, eles podem acabar destruindo algumas bactérias que são benéficas para as caixas e para o ambiente. Também é preciso ficar atento à segurança e usar todo o equipamento de segurança adequado para a limpeza.

A melhor coisa a se fazer é deixar a limpeza das caixas de gordura na mão de profissionais. E se você está no Distrito Federal, pode contar com a melhor desentupidora de Brasília para fazer o serviço. Conte conosco!

2017-07-16T12:21:30+00:00