Conheça os maiores causadores de entupimento

O sistema de encanamento encontrado dentro da nossa residência está sempre suscetível a problemas, principalmente o entupimento. Esses entupimentos podem causar grandes problemas e transtornos para os moradores do local, principalmente quando em apartamentos já que eles possuem esgoto compartilhado.

É importante lembrar da importância de prevenir os problemas e evitar atitudes prejudiciais ao seu encanamento. Ter uma atitude de prevenção é a maneira mais fácil de economizar com os canos e evitar desconforto e problemas repentinos.

Porém para saber como adotar uma atitude preventiva é preciso entender quais são os maiores causadores de entupimentos, neste artigo sobre desentupimento:

Nas pias da cozinha

A cozinha é uma das áreas mais utilizadas em uma residência, principalmente a pia. Ao lavar a louça deixamos de prestar atenção em muitos detalhes que podem evitar um entupimento futuro.

Um desses detalhes é o fato de não se preocupar em utilizar um protetor de ralo, também conhecido como chapéu de chinês. Esse tipo de protetor evita que restos de comida e outros dejetos sólidos sejam jogados dentro do sifão entupindo-o com o tempo. Esse tipo de protetor é um grande aliado na hora de conservar o seu encanamento da cozinha.

O maior vilão dos canos da pia é a gordura acumulada. O óleo utilizado em frituras ou proveniente de outros tipos de cozimento tem tendência a endurecer quando esfriado em contato com a água bloqueando totalmente o escoamento de esgoto e se tornando uma obstrução difícil de ser corrigida.

Tente evitar despejar qualquer tipo de óleo dentro de seu encanamento. Além de causar entupimento, o óleo também destrói o meio ambiente, 1 litro dele é capaz de contaminar mais de 25 mil litros de água.

Evite descartar o óleo na terra também, pois ele pode impermeabilizar o solo e causar danos depois de um período prolongado da prática.

O óleo pode ser algo complicado de descartar, a melhor opção é optar pela reciclagem do material podendo transformá-lo em sabão ou detergente. Caso você não tenha interesse ou não sabe como fazer sabão com óleo usado, é possível leva-los a um posto de coleta para que ele seja reutilizado de forma correta.

Confira aqui uma lista com todos os postos de coleta no Brasil.

Cuidado com a Soda cáustica

A Soda cáustica é o pivô de muitas discussões relacionadas a desentupimentos. Muitos dizem que ela é capaz de acabar com obstruções que ocorrem através do acumulo de gordura, já alguns profissionais recomendam o não uso do produto pois ele pode saponificar dentro da tubulação e causar um entupimento ainda pior.

Além dessa discussão a soda é um químico perigoso e deve ser usado com muita cautela por pessoas experientes com equipamento de segurança adequado.

Nas pias e ralos do banheiro

Os encanamentos do banheiro também estão suscetíveis a muitos riscos que podem causar o entupimento a qualquer momento, alguns podem ser facilmente evitados enquanto outros precisam de uma atenção especial e uma certa manutenção periódica.

Fios de cabelo

Os fios de cabelo são os principais causadores de entupimento nos sifões da pia e em ralos do banheiro. Infelizmente não há muito o que ser feito nessa situação pois a queda de cabelo dentro desses objetos é um processo natural e nem mesmo a grelha do ralo pode dar um jeito.

Para evitar um número maior de entupimentos devido ao acúmulo de cabelos, tente limpar o ralo e remover o acúmulo de fios presos a grelha. Isso não irá resolver o problema completamente, mas irá retardá-lo.

Pequenos objetos

Pequenos objetos como a tampinha da pasta de dente podem cair dentro do ralo do banheiro ou da pia e isso pode ser um grande problema. Esses objetos não se dissolvem na água e dependendo do diâmetro da tubulação podem enroscar em algumas curvas. O problema é tão grave que alguns casos exigem a quebra da parede para tentar resolvê-lo.

Para evitar esse tipo de acidente é essencial que a grelha da pia e do ralo estejam de tamanho adequado para que nada caia dentro do cano.

Fio dental

O fio dental é outro grande problema de entupimentos, não só de pias e ralos, mas também do vaso sanitário. Apesar de ser um objeto muito pequeno e aparentemente inofensivo o fio dental não dilui e pode ir acumulando em alguma parte do encanamento podendo causar um entupimento severo.

Nos vasos sanitários

Os vasos sanitários entopem com uma certa frequência, porém esses entupimentos podem ser facilmente evitados, basta a pessoa tomar cuidado e não haverá problemas.

É comum pessoas acharem que a água da privada pode diluir o papel higiênico e por isso jogam ele pela descarga. Infelizmente isso ainda não é uma realidade muito próxima de nós já que o papel biodegradável não é tão comum.

Em alguns países o sistema de esgoto é preparado para receber papel higiênico sem entupir ou ter qualquer problema, além do papel biodegradável ser mais fácil de encontrar. É possível sim descartar papel higiênico pelo vaso sanitário se ele for biodegradável, preste muita atenção no que a embalagem do papel diz antes de tentar joga-lo descarga abaixo. E mesmo que seja biodegradável, nunca jogue muito de uma única vez.

Esse é um problema grave pois não só pode entupir o seu vaso sanitário como pode causar sérios danos no sistema de tratamento de esgoto. Em alguns casos o acumulo de papel é tão grande que a estação de tratamento tem que parar todas as máquinas para realizar uma limpeza.

Além do papel, também são encontrados em entupimento de vasos sanitários materiais como absorventes, fio dental, lenços umedecidos, preservativos, cigarros e cotonetes. Todos esses itens causam risco gravíssimo ao seu encanamento e a toda a rede de coleta de esgoto da sua cidade. Tome muito cuidado.

Tenha cuidado e previna

Como na maioria dos problemas que podemos enfrentar no dia a dia, a prevenção sempre é o melhor a se fazer quando o assunto é o seu encanamento. Ter cuidado com o que você descarta pelo vaso sanitário, pias e ralos pode evitar muito gasto e muita dor de cabeça.

Para evitar o entupimento da pia da cozinha por acúmulo de gordura existe uma boa dica: Ferva água e jogue dentro do cano para derreter a gordura e levá-la embora, faça isso a cada 15 dias e poderá ficar mais tranquilo em relação a entupimentos nessa área.

2017-06-05T14:45:47+00:00